segunda-feira, 13 de julho de 2009

PRÉ-ESTRÉIA: PAN CINEMA PERMANENTE













PAN CINEMA PERMANENTE, DOCUMENTÁRIO SOBRE WALY SALOMÃO, TEM PRÉ-ESTRÉIA MARCADA PARA SEGUNDA 20/7, NO CINECLUBE BANCÁRIOS

A programação de julho do Cineclube dá destaque à poesia e contará com mais uma pré-estréia: filme Pan-Cinema Permanente, no dia 20 de julho. O filme foi exibido em Brasília em apenas duas ocasiões em 2008: no projeto Teste de Audiência (quando ainda não estava finalizado) e na retrospectiva do É Tudo Verdade no CCBB - o longa conquistou o prêmio de Melhor documentário brasileiro de 2008 (eleito pelo júri do Festival Internacional de Documentário – É Tudo Verdade em SP/RJ).

Será uma oportunidade exclusiva para o público conferir em primeira mão no Cineclube, já que o filme ainda não tem data prevista para lançamento comercial na cidade.

O documentário conta com depoimentos de Regina Casé, Caetano Veloso entre outros. O filme do diretor Carlos Nader busca desvendar a intrigante figura de Waly Salomão, um nome importante na literatura e na música brasileira, responsável pelas letras de várias canções do movimento tropicalista. Assinou letras de canções interpretadas por Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa e Adriana Calcanhoto. Produziu shows e, nos anos 90, dirigiu dois discos da cantora Cássia Eller.

Nascido em Jequié, em 1943, filho de um sírio muçulmano e uma sertaneja baiana, Waly formou-se em Direito e migrou para o Rio de Janeiro logo após terminar a universidade.

Tornou-se poeta rabiscando os versos de seu primeiro livro em uma sela do Carandiru, onde foi preso no começo dos anos 70.

Em 2002 atuou no cinema, na pele do poeta Gregório de Matos, em filme na diretora Ana Carolina e no início de 2003 assumiu um dos secretariados do ministro Gilberto Gil. Morreu no final de 2003, no Rio de Janeiro, aos 59 anos.

Como um artista que se manifestava em múltiplas direções, Waly tinha uma incrível facilidade em romper a fronteira entre a realidade e a ficção. Por meio das lentes do documentarista Carlos Nader, descobrimos algumas das facetas desse incansável caleidoscópio.

Trailer: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=384326

CINECLUBE BANCÁRIOS – PROGRAMAÇÃO DE JULHO

CINECLUBE BANCÁRIOS – BRASÍLIA/DF

Filme: Pan Cinema Permanente (De Carlos Nader. Documentário, 83 min, 2007. Classificação indicativa: 16 anos)

DIA: 20 de julho (segunda)

HORA: 20h00

LOCAL: Teatro dos Bancários (314/15 sul)

Entrada franca

CONTATO: (61) 3262-9090

http://www.cineclubedf.blogspot.com/

Mais informações sobre os filmes

Produção e programação Cineclube Bancários:

Ana Arruda – Brazucah Produções
Email: ana@brazucah.com.br

:: Manu Santos:: Produção Cultural / Imprensa::
manusantos.assessoriacultural@gmail.com

BAIXE O PRESS BOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário