quinta-feira, 2 de julho de 2009

CINECLUBE BANCÁRIOS JULHO/09





















O Cineclube Bancários destaca a poesia, no mês de julho, filmes que trazem muita rima e prosa onde artistas, poetas e atores brasileiros mostram seu olhar crítico através dos versos:

06/07 Pré-estréia Patativa do Assaré – Ave Poesia - De Rosemberg Cariri. Documentário, 84 min, 2009.
Classificação indicativa: 14 anos

13/07 - Alma Corsária – De Carlos Reichembach. Ficção, 111 min, 1993. Classificação indicativa: 16 anos

20/07 Pré-estréia Pan cinema permanente – De Carlos Nader. Documentário, 83 min, 2007.
Classificação indicativa: 16 anos

27/07 - Narradores de Javé - De Eliane Caffé. Ficção, 100 min, 2003. Classificação:16 anos

O filme escolhido para abrir o mês é Patativa do Assaré de Rosemberg Cariri, que terá sua pré-estréia no Cineclube no dia 06 de julho. O documentário só foi exibido até o momento em sessão solene no Senado Federal, em homenagem ao poeta.

Também será exibido o curta-metragem Chama Verequete, sobre o Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará: o Carimbó.

A exibição destes documentários faz parte do projeto realizado pelo CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros em parceria com várias entidades do audiovisual ( CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, da ABDn - Associação Brasileira de Documentarista e da CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural) com o objetivo de democratizar o acesso da população à produção audiovisual brasileira. O projeto conta com o apoio de realizadores que disponibilizaram gratuitamente os direitos de exibição de suas obras ao CNC.


Iniciaram no dia 01/07 as atividades do Projeto Circuito Cineclubista "Democratizando o Audiovisual". O lançamento Projeto Circuito Cineclubista do projeto promoverá a exibição além de Patativa do Assaré: Ave Poesia, "Chama Verequete", dos documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, em 168 cineclubes e entidades que confirmaram participação. Com acesso gratuito, as exibições serão realizadas nos meses de julho, agosto e setembro nos cineclubes e entidades cadastradas.

Maiores informações, datas e horários das exibições podem ser acessadas em: www.cineclubes.org.br


O Filme - Patativa do Assaré: Ave Poesia

Assim como Pan-Cinema Permanente fez com Waly Salomão (exibição no dia 20/7 no Cineclube Bancários), este documentário nacional apresenta a vida e obra do poeta Patativa do Assaré, que em 2009 completaria 100 anos de existência. O filme presta uma homenagem a Antonio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular nordestino que publicou cinco livros e teve versos de sua autoria transformados em música por Luiz Gonzaga e Gilberto Gil.

O trailer do filme

http://www.youtube.com/watch?v=3320mCajd-I

As Premiações
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme, no Cine Ceará.

As Curiosidades
- Em 2001, Patativa do Assaré foi eleito como um dos mais importantes cearenses do século XX.
- Foram coletadas mais de 100 horas de material em estado bruto, ao longo de 27 anos. Este material foi obtido pelo diretor Rosemberg Cariry.

CURTA: "Chama Verequete"
Documentário, 18 minutos, cor, 2002, Brasil.
Direção e Roteiro: Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira

Sinopse: Documentário poético sobre Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, que legitimou e divulgou pelos quatro cantos do Brasil.
Prêmios:
Menção Honrosa - Festival de Curitiba 2002
Melhor Música (Curta 35mm) - Festival de Gramado 2002


O Cineclube Bancários

O Cineclube Bancários (Brasília/DF) completará dois anos de atividades em agosto de 2009. O Cineclube conta com a programação dedicada ao cinema nacional, tendo exibição de curtas e longas-metragens brasileiros e realização de debates. O intuito do Sindicato dos Bancários de Brasília é fomentar a formação de público na cidade de modo acessível e freqüente e de valorizar a cinematografia nacional.

Cineastas, produtores e personalidades do meio cultural da cidade e do país participaram nos debates, de modo a incitar o diálogo e reflexão sobre temas relacionados aos filmes e à nossa realidade.

As sessões gratuitas ocorrem sempre às segundas-feiras, às 20h, no Teatro dos Bancários (314/315 - Asa Sul).


CINECLUBE BANCÁRIOS - PROGRAMAÇÃO DE JULHO

CINECLUBE BANCÁRIOS - BRASÍLIA/DF
DIA: todas as segundas
HORA: 20h00
LOCAL: Teatro dos Bancários (314/15 sul)
Entrada franca
CONTATO: (61) 3262-9090


Mais informações sobre os filmes:
cineclubebancarios@gmail.com
www.cineclubedf.blogspot.com

Produção e programação Cineclube Bancários:
Ana Arruda - Brazucah Produções
Email: ana@brazucah.com.br

Assessoria de imprensa:
:: Manu Santos
manusantos.assessoriacultural@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário