sexta-feira, 17 de julho de 2009
segunda-feira, 13 de julho de 2009
PRÉ-ESTRÉIA: PAN CINEMA PERMANENTE
PAN CINEMA PERMANENTE, DOCUMENTÁRIO SOBRE WALY SALOMÃO, TEM PRÉ-ESTRÉIA MARCADA PARA SEGUNDA 20/7, NO CINECLUBE BANCÁRIOS
A programação de julho do Cineclube dá destaque à poesia e contará com mais uma pré-estréia: filme Pan-Cinema Permanente, no dia 20 de julho. O filme foi exibido em Brasília em apenas duas ocasiões em 2008: no projeto Teste de Audiência (quando ainda não estava finalizado) e na retrospectiva do É Tudo Verdade no CCBB - o longa conquistou o prêmio de Melhor documentário brasileiro de 2008 (eleito pelo júri do Festival Internacional de Documentário – É Tudo Verdade em SP/RJ).
Será uma oportunidade exclusiva para o público conferir em primeira mão no Cineclube, já que o filme ainda não tem data prevista para lançamento comercial na cidade.
O documentário conta com depoimentos de Regina Casé, Caetano Veloso entre outros. O filme do diretor Carlos Nader busca desvendar a intrigante figura de Waly Salomão, um nome importante na literatura e na música brasileira, responsável pelas letras de várias canções do movimento tropicalista. Assinou letras de canções interpretadas por Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa e Adriana Calcanhoto. Produziu shows e, nos anos 90, dirigiu dois discos da cantora Cássia Eller.
Nascido em Jequié, em 1943, filho de um sírio muçulmano e uma sertaneja baiana, Waly formou-se em Direito e migrou para o Rio de Janeiro logo após terminar a universidade.
Tornou-se poeta rabiscando os versos de seu primeiro livro em uma sela do Carandiru, onde foi preso no começo dos anos 70.
Em 2002 atuou no cinema, na pele do poeta Gregório de Matos, em filme na diretora Ana Carolina e no início de 2003 assumiu um dos secretariados do ministro Gilberto Gil. Morreu no final de 2003, no Rio de Janeiro, aos 59 anos.
Como um artista que se manifestava em múltiplas direções, Waly tinha uma incrível facilidade em romper a fronteira entre a realidade e a ficção. Por meio das lentes do documentarista Carlos Nader, descobrimos algumas das facetas desse incansável caleidoscópio.
Trailer: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=384326
CINECLUBE BANCÁRIOS – PROGRAMAÇÃO DE JULHO
CINECLUBE BANCÁRIOS – BRASÍLIA/DF
Filme: Pan Cinema Permanente (De Carlos Nader. Documentário, 83 min, 2007. Classificação indicativa: 16 anos)
DIA: 20 de julho (segunda)
HORA: 20h00
LOCAL: Teatro dos Bancários (314/15 sul)
Entrada franca
CONTATO: (61) 3262-9090
http://www.cineclubedf.blogspot.com/
Mais informações sobre os filmes
Produção e programação Cineclube Bancários:
Ana Arruda – Brazucah Produções
Email: ana@brazucah.com.br
:: Manu Santos:: Produção Cultural / Imprensa::
manusantos.assessoriacultural@gmail.com
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Cineclube do Curso de História do Cinema Mundial

quinta-feira, 2 de julho de 2009
CINECLUBE BANCÁRIOS JULHO/09

O Cineclube Bancários destaca a poesia, no mês de julho, filmes que trazem muita rima e prosa onde artistas, poetas e atores brasileiros mostram seu olhar crítico através dos versos:
06/07 Pré-estréia Patativa do Assaré – Ave Poesia - De Rosemberg Cariri. Documentário, 84 min, 2009.
Classificação indicativa: 14 anos
13/07 - Alma Corsária – De Carlos Reichembach. Ficção, 111 min, 1993. Classificação indicativa: 16 anos
20/07 Pré-estréia Pan cinema permanente – De Carlos Nader. Documentário, 83 min, 2007.
Classificação indicativa: 16 anos
27/07 - Narradores de Javé - De Eliane Caffé. Ficção, 100 min, 2003. Classificação:16 anos
O filme escolhido para abrir o mês é Patativa do Assaré de Rosemberg Cariri, que terá sua pré-estréia no Cineclube no dia 06 de julho. O documentário só foi exibido até o momento em sessão solene no Senado Federal, em homenagem ao poeta.
Também será exibido o curta-metragem Chama Verequete, sobre o Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará: o Carimbó.
A exibição destes documentários faz parte do projeto realizado pelo CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros em parceria com várias entidades do audiovisual ( CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, da ABDn - Associação Brasileira de Documentarista e da CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural) com o objetivo de democratizar o acesso da população à produção audiovisual brasileira. O projeto conta com o apoio de realizadores que disponibilizaram gratuitamente os direitos de exibição de suas obras ao CNC.
Iniciaram no dia 01/07 as atividades do Projeto Circuito Cineclubista "Democratizando o Audiovisual". O lançamento Projeto Circuito Cineclubista do projeto promoverá a exibição além de Patativa do Assaré: Ave Poesia, "Chama Verequete", dos documentaristas Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, em 168 cineclubes e entidades que confirmaram participação. Com acesso gratuito, as exibições serão realizadas nos meses de julho, agosto e setembro nos cineclubes e entidades cadastradas.
Maiores informações, datas e horários das exibições podem ser acessadas em: www.cineclubes.org.br
O Filme - Patativa do Assaré: Ave Poesia
Assim como Pan-Cinema Permanente fez com Waly Salomão (exibição no dia 20/7 no Cineclube Bancários), este documentário nacional apresenta a vida e obra do poeta Patativa do Assaré, que em 2009 completaria 100 anos de existência. O filme presta uma homenagem a Antonio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular nordestino que publicou cinco livros e teve versos de sua autoria transformados em música por Luiz Gonzaga e Gilberto Gil.
O trailer do filme
http://www.youtube.com/watch?v=3320mCajd-I
As Premiações
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme, no Cine Ceará.
As Curiosidades
- Em 2001, Patativa do Assaré foi eleito como um dos mais importantes cearenses do século XX.
- Foram coletadas mais de 100 horas de material em estado bruto, ao longo de 27 anos. Este material foi obtido pelo diretor Rosemberg Cariry.
CURTA: "Chama Verequete"
Documentário, 18 minutos, cor, 2002, Brasil.
Direção e Roteiro: Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira
Sinopse: Documentário poético sobre Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, que legitimou e divulgou pelos quatro cantos do Brasil.
Prêmios:
Menção Honrosa - Festival de Curitiba 2002
Melhor Música (Curta 35mm) - Festival de Gramado 2002
O Cineclube Bancários
O Cineclube Bancários (Brasília/DF) completará dois anos de atividades em agosto de 2009. O Cineclube conta com a programação dedicada ao cinema nacional, tendo exibição de curtas e longas-metragens brasileiros e realização de debates. O intuito do Sindicato dos Bancários de Brasília é fomentar a formação de público na cidade de modo acessível e freqüente e de valorizar a cinematografia nacional.
Cineastas, produtores e personalidades do meio cultural da cidade e do país participaram nos debates, de modo a incitar o diálogo e reflexão sobre temas relacionados aos filmes e à nossa realidade.
As sessões gratuitas ocorrem sempre às segundas-feiras, às 20h, no Teatro dos Bancários (314/315 - Asa Sul).
CINECLUBE BANCÁRIOS - PROGRAMAÇÃO DE JULHO
CINECLUBE BANCÁRIOS - BRASÍLIA/DF
DIA: todas as segundas
HORA: 20h00
LOCAL: Teatro dos Bancários (314/15 sul)
Entrada franca
CONTATO: (61) 3262-9090
Mais informações sobre os filmes:
cineclubebancarios@gmail.com
www.cineclubedf.blogspot.com
Produção e programação Cineclube Bancários:
Ana Arruda - Brazucah Produções
Email: ana@brazucah.com.br
Assessoria de imprensa:
:: Manu Santos
manusantos.assessoriacultural@gmail.com