quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CINECLUBE BANCÁRIOS NOVEMBRO/09


CINECLUBE BANCÁRIOS 2009 NOVEMBRO
09/11 Madame Satã
Direção: Karim Ainouz. Ficção, 105 min, 2002.
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Lapa anos 30: o cotidiano e a intimidade de João Francisco dos Santos - malandro, artista, presidiário, pai adotivo, negro, pobre, homossexual - e seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boêmia carioca. Com Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flavio Bauraqui, Renata Sorrah e grande elenco.
Sessão em homenagem ao Dia da Consciência Negra (08 de novembro).
16/11 Palavra encantada
Direção: Helena Solberg e Márcio Debellian. Documentário, 86 min, 2009.
Classificação Indicativa: Livre.
Sinopse: Palavra (En)Cantada percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, o filme passeia pela música brasileira até os dias de hoje.
Participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Jorge Mautner, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Tom Zé e Zélia Duncan, dentre outros.
Site oficial (fotos, trailer e mais informações): http://www.palavraencantada.com.br
23/11 Cozinheiro do Tempo - Bené Fonteles
Direção: André Luiz Oliveira. Documentário, 56 min, 2009.
Classificação indicativa livre.
Sinopse: O filme lança um olhar poético sobre fragmentos da vida e obra do “artivista” - misto de artista e ativista político nas questões ambientais e ecológicas - Bené Fonteles. Nas suas exposições e andanças pelo Brasil, Bené prega e pratica a “arte da cura”, a arte da autotransformação que na sua dinâmica almeja transmutar o espaço social que ocupa. Sua arte joga luz nas coisas simples da vida e expressa a contemporaneidade de um espírito livre em profundo contato com a natureza. O filme conta com Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Arnaldo Antunes, dentre outras participações especiais. Sessão exclusiva e integrante à programação oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,com participação do diretor André Luiz Oliveira e do Bené Fonteles no debate.
30/11 Três irmãos de sangue
Direção: Ângela Patricia Reiniger. Documentário, 102 min, 2006
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O documentário retrata a vida de Betinho, Henfil e Chico Mário, três brasileiros que fizeram da solidariedade a sua grande arma na luta pela vida e ajudaram a transformar o Brasil em um país mais justo e solidário. Betinho, cientista social, exilado político, fundador da Campanha Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida, indicado em 1994 ao Prêmio Nobel da Paz; Henfil, cartunista que lutou pela volta dos exilados durante a ditadura militar e criou a expressão “Diretas Já” como forma de exigir a volta da democracia ao Brasil; e Chico Mário, músico pioneiro da questão da música independente e compositor de canções contra a tortura. Hemofílicos, foram contaminados pelo vírus HIV através de transfusão de sangue. Isso os tornou um símbolo da luta contra a AIDS no Brasil. Para eles, a luta pela vida sempre esteve em primeiro lugar. Filme premiado em importantes Festivais nacionais e internacionais.
Sessão dedicada ao Dia Internacional de Luta contra Aids (01 de dezembro).
Site oficial (fotos, trailer e mais informações): http://www.3irmaosdesangue.com.br

Contato:
Programação e produção
Cineclube Bancários
Ana Arruda
(61) 9967 0579
Produção
Aluízio Augusto
(61) 8593-3635

Nenhum comentário:

Postar um comentário