sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROGRAMAÇÃO E SINOPSES DOS FILMES DA MOSTRA BACK2BLACK

1º DIA - 28 DE AGOSTO – SEXTA FEIRA
AUDITÓRIO DO MUSEU
17h:
Shaft – O filme. (Shaft, EUA, 1971, fic, 100 min). Dir.: Gordon Parks.

19h:
Faça a Coisa Certa (Do the right thing, EUA, 1989, fic, 120 min). Dir.: Spike Lee

21h:
Rockers It's Dangerous (Jamaica/EUA, 1977, fic, 99 min). Dir.: Theodoros Bafaloukos

PAREDE EXTERNA DO MUSEU - 19h30
A liga da língua (Brasil, 2003, videoarte, 17 min.) Dir. Renato Barbieri e Fabiano Maciel.
Haiti (EUA/Haiti, 1938, doc, 16 min., classificação indicativa: livre). Dir. Rudy Burckhardt
A força de olhar o amanhã (França, 2006, doc, 52 min.) Dir. Euzah Palcy.

2º DIA - 29 DE AGOSTO – SÁBADO
AUDITÓRIO DO MUSEU
17h:
Finyé - O Vento (Finyé, França/Mali 1982, 105 min) Dir.: Souleymane Cissé

19h:
Tilaï (França, 1990, 81 min) Dir.: Idrissa Quedraogo

21h:
Heremakono (França/Mauritânia, 2002, 95 min.) Dir.: Abdeharrmane Sissako

PAREDE EXTERNA DO MUSEU – 20h
Projeção Outdoor Jean Rouch, “Eu, um negro” (França, 1958, doc, 72 min.) Dir.: Jean Rouch.

3º DIA - 30 DE AGOSTO – DOMINGO
AUDITÓRIO DO MUSEU
17h:
Carolina (Brasil, 2003, doc, 14 min.) Dir.: Jeferson D
Eu, um negro (Moi, un noir, França, 1958, doc, 72 min.) Dir.: Jean Rouch

19h:
A liga da língua (Brasil, 2003, videoarte, 17 min.) Dir. Renato Barbieri e Fabiano Maciel.
A força de olhar o amanhã (França, 2006, doc, 52 min.) Dir. Euzah Palcy.

21h: A negação do Brasil. (Brasil, 2000, doc, 91 min.) Dir.: Joel Zito Araújo.

SINOPSES
dia 28/08 – Cultura black e cultura pop

17h: Shaft – O filme. (Shaft, EUA, 1971, fic, 100 min., classificação indicativa: 18 anos). Dir.: Gordon Parks.

Trailer

Este é um filme-ícone do período conhecido como “black exploitation”, quando, nos anos 70, após uma série de direitos conquistados pelos negros americanos, Hollywood passou a dar voz a realizadores afrodescendentes. Shaft é um detetive casca-grossa que se envolve em uma guerra de traficantes. Dirigido pelo lendário Gordon Parks e com trilha sonora vencedora do Oscar composta pelo soulman Isaac Hayes, Shaft revolucionou o cinema negro norteamericano.

19h: Faça a Coisa Certa (Do the right thing, EUA, 1989, fic, 120 min., classificação indicativa: 18 anos) Dir.: Spike Lee

Trailer

Spike Lee é o mais conhecido dos diretores negros americanos, e sua obra constantemente revisita o tema da desigualdade racial, tendo ele chegado a filmar uma biografia de Malcolm X. Faça a coisa certa conta a história de um desentendimento entre negros e imigrantes italianos em um subúrbio do Brooklyn, em Nova York. Bem-humorado, porém fulminantemente intenso, trata-se de um filme indispensável para a compreensão das relações interculturais norteamericanas.

21h: Rockers It's Dangerous (Jamaica/EUA, 1977, fic, 99 min., classificação indicativa: 18 anos) Dir.: Theodoros Bafaloukos

Trailer

Rockers é um dos mais lendários filmes já produzidos na Jamaica.
Narrando as desventuras de um baterista na capital Kingston, o filme revela de maneira hilária e tresloucada o universo do reggae e da cultura rastafari jamaicana. Além de contar com a trilha sonora de alguns dos maiores nomes do reggae (como Peter Tosh e Gregory Isaacs), o filme é também recheado de participações especiais de outros deles, como Burning Spear, Dillinger e Robbie Shakespeare.

dia 29/08 – O filme de arte africano

17h: Finyé - O Vento (Finyé, França/Mali 1982, 105 min) Dir.: Souleymane Cissé.

O malinês Souleymane Cissé ganhou notoriedade mundial a partir de Finyé, no qual narra, em seu país de origem, a história de dois adolescentes de diferentes classes sociais insatisfeitos com a sociedade. Tendo chegado a ser preso pelas autoridades locais pelo teor subversivo de seus filmes, Cissé já venceu o prêmio do júri no festival de Cannes e é um dos mais respeitados diretores africanos.

19h: Tilaï (França, 1990, 81 min) Dir.: Idrissa Quedraogo.

Quedraogo, de Burkina Faso, é um dos mais célebres diretores africanos. Sua trajetória internacional ganha notoriedade justamente com Tilaï (“a lei”), em que conta a história, em uma pequena aldeia, de um rapaz que transgride os tabus do casamento local e vai viver com sua amada, refugiados. Outras circunstâncias, porém, o fazem retornar à aldeia, onde terá de enfrentar seus familiares. Conhecido por retratar uma visão peculiar e desconhecida da África, Tilaï venceu o prêmio especial do júri de Cannes em 1990.

21h: Heremakono - Esperando a felicidade (Haremakono, en attendent le bonheur, França/Mauritânia, 2002, 95 min.) Dir.: Abdeharrmane Sissako

Lidando de maneira particular com os assuntos da memória e da história, o diretor mauritano Sissako é um dos que mais ganha notoriedade no cinema africano francófono contemporâneo. Selecionado para concorrer à mostra “un certain regard”, Haremakono esteve em Cannes em 2002, e conta a história de um menino que acompanha sua mãe em um país de língua estrangeira, onde tem de aprender a decodificar os signos de um mundo que custa a se revelar.


dia 30/08 – Olhares documentais sobre a negritude

17h: Carolina (Brasil, 2003, doc, 14 min., classificação indicativa: 12 anos) Dir.: Jeferson D

Jéferson D é um dos diretores responsáveis pela renovação do cinema feito por e sobre os negros no Brasil, tendo desenvolvido o manifesto “Dogma Feijoada”, reivindicando uma representação legítima dos negros no cinema brasileiro. Carolina de Jesus, que escreveu um diário (convertido em sucesso comercial) sobre seu cotidiano na favela, é retratada, juntamente com seu destino trágico, nesse curta premiado em Brasília e Gramado.

+ Eu, um negro (Moi, un noir, França, 1958, doc, 72 min.) Dir.: Jean Rouch
* exibição do filme na parede externa do Museu no dia 29/8 - 20h

Jean Rouch é um dos nomes fundamentais da cinematografia sobre a África. Fascinado pelas manifestações culturais do continente, realizou, sob o signo do que ficaria conhecido mais tarde como etnodocumentário, dezenas de filmes sobre diferentes aspectos da vida na África. Fazendo uma mistura ambígua de ficção e autorrepresentação, Eu, um negro é um de seus melhores filmes, mostrando a dificuldade de adaptação de migrantes do Níger à Costa do Marfim em uma África que se moderniza por meio de desigualdades.

19h:

* exibição dos 2 filmes na parede externa do Museu no dia 28/8 - 19h30


A Liga da Língua (Brasil, 2003, videoarte, 17 min.) Dir. Renato Barbieri e Fabiano Maciel

Concebido como uma videoinstalação para ser exibida em quatro grandes telas com alta intercambiação linguística entre o som e as quatro imagens simultâneas, A Liga da Língua é um lindo trabalho sobre todos os aspectos que unem povos distantes (dentre eles muitos africanos) através das particularidades da língua portuguesa.

+ A Força de Olhar o Amanhã (La Force de Regarder Demain, França, 2006, doc, 52 min.) Dir. Euzah Palcy

A cineasta da Martinica Euzah Palcy se tornou conhecida pelo importante filme A rua das casa negras (1983), um drama social envolvendo problemas raciais em seu país de origem. Em 2006, ela dirigiu uma série de documentários sobre o poeta martinicano Aimé Césaire, importante militante da causa da negritude. A força de olhar o amanhã procura entender as possibilidades de se pensar em soluções para um mundo em que a negritude continua enfrentando colossais dificuldades associadas aos diversos problemas econômicos, políticos e sociais da cultura global.

21h:
A negação do Brasil.
(Brasil, 2000, doc, 91 min., classificação indicativa: 12 anos) Dir.: Joel Zito Araújo.


Lançado juntamente com um livro que complementa a elucidação proposta pelo filme, A negação do Brasil trata do espinhoso tema da representação dos negros na telenovela brasileira. Através de dados, estatísticas e de suas próprias recordações, o diretor de TV Joel Zito Araújo procura demonstrar como o universo da telenovela cria uma imagem paradoxal da sociedade brasileira, relegando à imensa população negra do país uma pequena quantidade de papéis estereotipados e desinformadores.

Festival Back2Black



Pessoal: Dica de cinema para o final de semana, começando na sexta ... Mostra de Cinema Negro dentro do Festival Back2Black no Museu da República (Brasília), de 28 a 30 de agosto. Detalhe: entrada franca.


O Festival Back2Black conta com palestras (hoje 15h - Gavin Hood, diretor sul-africano do filme Tsotsi que ganhou Oscar de filme estrangeiro e também do conhecido X-Men Origins:Wolwerine), shows (domingo 19h – Djalma Corrêa, Cidade Negra, Ellen Oléria e Youssou N´Dour) e com a Mostra de Cinema Negro.

A Mostra apresentará filmes raros de países como Jamaica, Martinica, Haiti, Mali, Burkina Faso, Estados Unidos e França. Alguns destaques: filmes de Spyke Lee, Gordon Parks, Joel Zito Araújo, Jéferson De, Jean Rouch ...

Hoje, por exemplo, terá exibição do jamaicano Rockers- It´s Dangerous, lendária ficção que conta com a participação de ícones mundiais do reggae como Peter Tosh e Gregory Isaacs.



Confira a programação completa da Mostra de Cinema: http://www.cineclubedf.blogspot.com/ Mostra de Cinema Negro no Festival Back2Black – edição Brasília

Museu da República (Esplanada dos Ministérios)

28 a 30 de agosto de 2009

Entrada franca

http://www.back2blackfestival.com.br/



Ana Arruda

Produção da Mostra de Cinema Negro

Festival Back2Black – Brasília Produtora associada Brazucah Produções

ana@brazucah.com.br

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sessão exclusiva de Apenas o fim 24/08 no Cineclube Bancários


"Apenas o Fim" conta a história de uma garota (Erika Mader) que decide terminar o namoro e oferece ao namorado (Gregório Duvivier) apenas uma hora - ou para transarem ou para conversarem - antes que ela parta de vez. Ele escolhe conversar e o filme nada mais é do que isso: sobre uma conversa de um casal pré-término. A associação imediata é com os filmes de Richard Linklater ("Antes do Amanhecer" - 1995 e "Antes do Por do Sol" - 2004) o que é uma ótima referência para qualquer cinéfilo.


Sessão lotada especial do filme Lóki


A sessão de LOKI no Cineclube Bancários foi especial! Com média de público de 370 pessoas, tendo público participativo no debate com o jornalista Pedro Brandt (Correio Braziliense). Também houve a presença de pessoas importantes da música e do cinema da cidade na divulgação como o documentarista Vladimir Carvalho, o jornalista Marcos Pinheiro (Porão do Rock/ Rádio Cultura Fm) e vários músicos, realizadores e produtores culturais de Brasília.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sessão exclusiva do filme Loki - Arnaldo Baptista


Jean Rouch - Mostra Retrospectiva


Caros Cinéfilos,

O Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França tem a satisfação de convidar para a noite de encerramento da etapa Embaixada da Mostra Jean Rouch, que acontecerá no sábado15/08 às 18h30, com entrada franca e legendas em português. A Mostra prossegue na Aliança Francesa (SEPS 708/907) de 17 a 29/08/09, com entrada franca e legendas em português.


Nessa noite, contaremos com aparticipação da senhora Juliana Araújo, diretora da produtora nacional da Mostra, e do senhor José Geraldo, cineasta e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasilia, cuja dissertação intitulou-se "Cine-transe,experiência e narração no filme Jaguar, de JeanRouch".




Fotos da Sessão do documentário Guidable: a verdadeira história dos Ratos de Porão











quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CINECLUBE BANCÁRIOS PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS

O Cineclube Bancários comemora 02 anos de atividadescom pré-estréias e sessões exclusivas


No mês de agosto, o Cineclube Bancários faz aniversário de 02 anos e presenteia os espectadores com pré-estréias (Guidable – a verdadeira história do Ratos de Porão e Titãs - A Vida até Parece uma Festa) e sessões exclusivas de filmes recém-lançados no circuito comercial (Loki-Arnaldo Baptista e Apenas o Fim). Além da exibição dos filmes, o Cineclube contará com a presença de convidados especiais nos debates.

O filme que abre o mês de aniversário é o clássico do cinema nacional Macunaíma, em versão restaurada . O longa dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (Os Inconfidentes) tem grande elenco formado por Grande Otelo, Paulo José, Joana Fomm, Dina Sfat, Mílton Gonçalves, Jardel Filho e Hugo Carvana.

O Cineclube Bancários se tornou para alguns uma opção de lazer e entretenimento, para outros a chance de descobrir novos autores e democratizar o acesso à produção audiovisual. Entre tantas definições um consenso: o Cineclube Bancários ocupou definitivamente o seu espaço dentro da programação cultural da cidade. Um reconhecimento que a instituição faz questão de comemorar neste segundo aniversário. Por isso, preparou uma programação especial para os amantes da sétima arte e população como um todo.

O Cineclube Bancários pretende exibir sempre filmes para todos os gostos, curtas ou longas-metragens, de todos os gêneros, de todas as épocas. E é no meio de tantas alternativas que o cineclube procura montar sua programação a fim de ser mais uma alternativa para o público brasiliense.

O Cineclube Bancários de Brasília comemora 2 anos de atividade com a programação dedicada especialmente ao cinema nacional. Foram realizadas mais de 70 sessões com cerca de 115 filmes exibidos ao todo (curtas e longas-metragens) entre agosto de 2007 e junho de 2009, com mais de 10.100 pessoas na média total de público.

O Cineclube se consolidou como referência no circuito alternativo de difusão da Sétima Arte na cidade e no circuito nacional cineclubista, sempre valorizando a cinematografia brasileira e promovendo reflexão sobre as temáticas dos filmes a partir de debates.

Ao longo de 2 anos, a programação contou com pré-estréias, sessões exclusivas, debates e seminário com convidados especiais, e momentos memoráveis junto ao público cativo do Cineclube.

A realização é do Sindicato dos Bancários de Brasília, com produção e programação da Brazucah Produções Culturais. As sessões acontecem sempre às segundas no Teatro dos Bancários (314/15 sul) às 20h00, com entrada franca.

CINECLUBE BANCÁRIOS – PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO: 2 ANOS

Temática mensal sugerida: pré-estréias e sessões exclusivas de filmes recém- lançados no circuito comercial, com destaque para documentários musicais.

03/08 Macunaíma – clássico do cinema nacional em versão restaurada.Direção: Joaquim Pedro de Andrade. Ficção, 105 min, 1969. Classificação Indicativa: 12 anos. Site (mais informações): http://www.programadorabrasil.org.br/filme/291/

10/08 GUIDABLE – A verdadeira história dos Ratos de Porão – PRÉ-ESTRÉIA em BRASÍLIA Direção: Fernando Rick e Marcelo Appezzato. Documentário, 120 min, 2009. Classificação Indicativa: 16 anos Site oficial (fotos, trailer e mais informações): http://www.blackvomit.com.br/guidable

Trailer

17/08 Loki – Arnaldo Baptista - SESSÃO EXCLUSIVA, filme em cartaz em outras cidades.Direção: Paulo Henrique Fontenelle. Documentário, 120 min, 2008. Classificação indicativa livre.Site oficial (fotos, trailer e mais informações) : http://canalbrasil.globo.com/loki/

Trailer


23/08 Apenas o Fim – SESSÃO EXCLUSIVA, filme em cartaz em outras cidades.Direção: Matheus Souza. Comédia romântica, 80 min, 2009. Classificação indicativa: 12 anos. Prêmios de melhor filme pelo voto popular no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo 2008. Site oficial (fotos, trailer e mais informações): http://www.apenasofimfilme.com.br/

Trailer

31/08 Titãs - A Vida até parece uma festa - PRÉ-ESTRÉIA em BRASÍLIA Direção: Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves. Documentário, 100 min, 2009. Classificação indicativa: 12 anos. Site oficial (fotos, trailer e mais informações): http://www.titas.net/filme/

Trailer


CINECLUBE BANCÁRIOS – BRASÍLIA/DF
DIA: todas as segundas
HORA: 20h00
LOCAL: Teatro dos Bancários (314/15 sul) Entrada franca
CONTATO: (61) 3262-9090

Mais informações sobre os filmes
Produção e programação Cineclube Bancários:Ana Arruda – Brazucah Produções
Telefone: (61) 9967-0579
Email: ana@brazucah.com.br
Blog: http://www.cineclubedf.blogspot.com/