segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Programação outubro Cineclube Bancários

Temática de OUTUBRO: Direitos Humanos – direitos do idoso, da criança e da mulher.
A produção do Cineclube está fazendo convite direcionado a pessoas, grupos e a entidades ligadas aos temas.

05/10 - A Dança da Vida Direção: Juan Zapata. Documentário, 80 min, 2007. Classificação Indicativa: 12 anos. Sinopse: O documentário narra as percepções de distintos grupos de idosos sobre sua sexualidade, seus hábitos e os lugares que freqüentam. São apresentadas também as reflexões e os questionamentos que surgem com a chegada dessa etapa da vida. Seleção oficial do Festival El Ojo Cojo (Espanha) 2008. A exibição do filme é uma homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro.

12/10 FERIADO – não haverá sessão

19/10 – Orquestra dos meninos - De Paulo Thiago. Drama, 95 min, 2008. Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Produção baseada em fatos reais, com história passada nos anos de 1980, sobre o maestro Mozart Vieira. Em Pernambuco, Mozart é um jovem que decide ensinar música para crianças e adolescentes que trabalham no campo. Sua pequena revolução vai levantar a ira dos poderosos locais, que tinham nas crianças sua farta e barata mão-de-obra. A sessão é dedicada ao Dia da Criança (12 de outubro) e ao Dia dos Professores (15 de outubro), tendo a educação como tema central do debate após o filme.

26/10 - Fim do Silêncio Direção: Thereza Jessouroun. Documentário, 52 min, 2009.Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: O documentário Fim do Silêncio traz, pela primeira vez, mulheres de várias idades, de três regiões do país, que falam abertamente como e o porquê de terem feito aborto. A sessão será dedicada ao Dia de luta pela Legalização do Aborto na América Latina (28 de outubro), com temática relacionada aos Direitos das Mulheres.

O Cineclube Bancários de Brasília está em atividade desde 2007 com a programação dedicada especialmente ao cinema nacional. Foram realizadas mais de 70 sessões com cerca de 115 filmes exibidos ao todo (curtas e longas-metragens) entre agosto de 2007 e agosto de 2009, com mais de 11.000 pessoas na média total de público. O Cineclube se consolidou como referência no circuito alternativo de difusão da Sétima Arte na cidade e no circuito nacional cineclubista, sempre valorizando a cinematografia brasileira e promovendo reflexão sobre as temáticas dos filmes a partir de debates – e ainda conta com sorteio de brindes após o debate. A realização é do Sindicato dos Bancários de Brasília, com produção e programação da Brazucah Produções Culturais. As sessões acontecem sempre às segundas no Teatro dos Bancários (314/15 sul) às 20h00, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário