domingo, 22 de março de 2009

SEMINÁRIO CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO

Em momento de ebulição com mais de 300 cineclubes em todo o país, Brasília recebe Seminário que aborda de Direitos Autorais, Políticas para o Audiovisual a formas de parcerias entre cineclubes do DF.

O advento do novo século trouxe consigo tanto o aperfeiçoamento quanto o barateamento das tecnologias digitais de captação, manipulação, armazenamento e exibição de filmes. Neste último campo, a exibição sem fins-lucrativos, ou seja, o cineclubismo experimenta uma verdadeira ebulição. O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) contabiliza mais de 300 ações por todo o país.

Em um contexto onde muitos cineclubes começam a completar meia década de vida, é preciso contribuir para o amadurecimento do movimento rediscutindo e re-elaborando suas atividades através dos conceitos de Auto-Sustentabilidade e Economia da Cultura.

Para tanto, a Associação Cultural Tela Brasilis realizou em 2008, no Rio de Janeiro, o projeto CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO – Seminários Estaduais Para a Auto-Sustentabilidade Cineclubista. De agosto de 2008 a maio de 2008, o encontro será reproduzido nos demais Estados brasileiros, sempre associado aos mais ativos cineclubes locais. O conhecimento adquirido pelos agentes e o material didático formulado a partir das palestras serão utilizados para a promoção dos eventos locais.

Os seminários são direcionados a cineclubistas e pessoas atuantes em projetos de difusão da arte, em especial, do cinema. Como o interesse pelo cineclubismo tem permeado o audiovisual, haverá a presença de produtores, realizadores, difusores, distribuidores, associações de classe do cinema, e ainda representantes da Secretaria de Cultura, do MinC e de instituições culturais. Para o fortalecimento do cineclubismo nos Estados, serão abordados temas como "Leis de Incentivo" à "Programação", além do incentivo de constituição de Federações locais.

O Brasil conta com pouco mais de 2 mil salas comerciais de cinema concentradas no Rio de Janeiro e São Paulo que pouco dão visibilidade aos filmes nacionais através de ingressos caríssimos. Então, o cineclubismo é a via natural para esta produção. Agora, na forma de um circuito sustentável de exibição audiovisual espalhado por todo o país, onde produtores, realizadores e distribuidores são remunerados e o público tem acesso gratuito garantido.
A realização do projeto é do Instituto Cultural Tela Brasilis (RJ), com apoio do Conselho Nacional de Cineclubes, Programadora Brasil e SESC, contando com o patrocínio do Fundo de Arte e Cultura/MinC.


Em Brasília, o Seminário será realizado dentro da programação do Cineclube Bancários nos dias 30 e 31 de março, contando com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília e dos cineclubes locais, com produção da Brazucah Produções Culturais.

“Esse é um momento especial de efervescência não só no Brasil como no Distrito Federal. Ao longo das sessões no Cineclube Bancários, sempre tem pessoas do público interessadas em montar cineclubes e em saber mais sobre como montar um acervo de filmes, ter apoios. A idéia é que esse seminário seja um ponto de encontro e intercâmbio entre público e iniciativas de exibição de todo o Distrito Federal” comenta a produtora Ana Arruda, coordenadora do evento. E acrescenta: “A idéia também é que possamos ter um panorama de quantos cineclubes estão em atividade no DF, de modo que a população possa ver filmes de graça e debater em todos os dias da semana.”

Terão presenças importantes como do cineasta Vladimir Carvalho e do professor de Cinema da UnB Marcos Mendes que falarão sobre a memória do cineclubismo na cidade na abertura do evento. “Paulo Emílio Sales Gomes, Nelson Pereira dos Santos e cineastas que ajudaram a construir essa cultura cinéfila da cidade, começaram em cineclubes na W3 sul e na UnB. É muito importante que a atual geração tenha acesso a essas histórias do início de Brasília a partir de iniciativas como esse seminário” comenta Vladimir Carvalho.

Alfredo Manevy, secretário-executivo do Ministério da Cultura, irá representar o Ministro Juca Ferreira e falará sobre as atuais políticas de incentivo à difusão do cinema. O projeto Cine Mais Cultura, por exemplo, pretende distribuir este ano kits para instalação de cineclubes em 100 localidades a partir de um edital, com o objetivo levar o cinema a populações de periferias e do interior do país. Fernando Adolfo, da Secretaria de Cultura do GDF, e o produtor Pedro Lacerda, atual presidente da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo, falarão das leis de incentivo e iniciativas locais tanto de exibição como de realização de filmes.

Sérgio Moriconi, renomado professor de cinema de várias gerações da cidade, falará sobre sua experiência como curador de Mostras, na mesma mesa em que o Marcos Alves de Souza, coordenador-geral de Direito Autoral do MinC, falará sobre o tema polêmico dos direitos de autor. O Alexandre Costa, coordenador do projeto Curta Brasília, falará também de projetos alternativos de distribuição de curtas-metragens brasilienses por meio do circuito de vídeo-locadoras.

Haverá um momento de debate entre cineclubistas de toda a região como Cine Roots, Cine Balaio Café e Cine Cabíria, contando com participação de representantes de iniciativas de outros Estados também, como de Rondônia e Rio de Janeiro. Ana Arruda, coordenadora do Seminário enfatiza: “ Estamos convidando vários cineclubes e envolvendo também instituições governamentais, afinal, o cineclube é o circuito que possibilita o real acesso gratuito do público com o cinema num circuito alternativo que tem mais espectadores que o comercial, inclusive. É um momento de rearticulação entre cineclubes e pessoas mobilizadas para atividades em prol do cinema e do público.”

O Seminário acontecerá nos dias 30 e 31 de março, de manhã (de 9h a 12h) e de tarde (de 14h a 17h) no Teatro dos Bancários (314/15 sul).
A entrada é franca, mediante inscrição no evento. Mais informações: cineclubedf@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário