sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO CINECLUBE IESB OUTUBRO

Programação de quinta - 11h (TÓPICOS ALTERNATIVOS DE CINEMA): a programação da sessão de quinta será voltada para cinemas que se situam fora dos círculos tradicionais de debate, buscando áreas periféricas – mas não menos importantes - que envolvam a produção audiovisual, como os desenhos animados, a ficção científica, o primeiro cinema, o cinema experimental e as séries de TV. O objetivo desta seleção é trazer ao escopo dos debates um olhar criterioso para estas manifestações audiovisuais que são muitas vezes levianamente ignoradas/subestimadas.

Programação de sábado - 16h (CINEFILIA CLÁSSICA): a programação de sábado procura realizar passeios pela vasta história e geografia do cinema, trazendo aos alunos a oportunidade de entrar em contato com filmes e temas importantes tanto para a educação audiovisual quanto para a formação humanista. Assim, serão visitados os temas da fotografia no cinema, dos documentários revolucionários, do underground americano, das América Latina contemporânea, etc. Grandes cineastas da história, como Robert Flaherty, Bernardo Bertolucci, John Cassavetes e Wim Wenders, estão situados neste programa.

26/09 (sábado): Programa novo cinema latinoamericano – Leonera, de Pablo Trapero. 2008, 113 min. Classificação indicativa: 14 anos.Trapero, importante cineasta do novo cinema argentino, conta a história de uma mulher que, presa, tenta entender as razões amorosas que a levaram ao seu presente.

01/10 (quinta): Programa animação japonesa - Akira, de Katsuhiro Otomo. 1988, 124 min. Classificação indicativa: livre Clássico da animação japonesa, conta a história de uma Tóquio pós-apocalíptica a cyberpunk.

03/10 (sábado): Programa novo cinema latinoamericano – Luz Silenciosa, de Carlos Reygadas. 2007, 124 min. Classificação indicativa: 14 anos.Dentro de uma rigorosa sociedade religiosa no México, um homem decide transgredir seus dogmas pessoais e sociais.

08/10 (quinta): Programa animação japonesa. Trechos de séries e filmes e debate sobre o animê. Classificação indicativa: livre

10/10 (sábado): Programa cinema underground americano – Faces, de John Cassavetes. 1968, 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.Filme essencial do um dos mais viscerais diretores americanos, Faces traz à tona os desníveis nos relacionamentos de um produtor cinematográfico.

15/10 (quinta): O cinema de D.W. Griffith e a construção da narrativa clássica. Classificação indicativa: livre
A trajetória do pioneiro americano Griffith em busca da constituição de uma narrativa autônoma para o cinema.

17/10 (sábado): Programa cinema underground americano – Paixões que alucinam, de Samuel Fuller. 1963, 101 min. Classificação indicativa: 16 anos.Fuller, um vanguardista dentro de Hollywood, faz sua examinação sobre a sanidade e a loucura

22/10 (quinta): Programa cinema e arte visuais – O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante, de Peter Greenaway. 1989, 123 min. Classificação indicativa: 16 anos.O diretor-artista Greenaway submerge o espectador numa estranha história que envolve erotismo e gastronomia.

24/10 (sábado): Programa fotografia no cinema (Cristopher Dyle) – Amor à flor da pele, de Wong Kar-Way. 2000, 90 min. Classificação indicativa: 14 anos.Em um dos filmes essenciais da década, Kar-Way constrói, em uma narrativa delicada e detalhista, um caso de amor atípico e arrebatador.

29/10 (quinta): Programa cinema e arte visuais – Dolls, de Takeshi Kitano. 2002, 113 min. Classificação indicativa: 14 anos.Filme mais ambicioso de “beat” Takeshi Kitano, conta, em esplendorosa fotografia e narrativa mítica, uma trágica história de amor.

31/10 (sábado): Programa fotografia no cinema (Robby Müller) – Paris, Texas, de Wim Wenders. 1983, 150 min. Classificação indicativa: 12 anos.Este incrível clássico de Wenders realiza uma poderosa reflexão sobre o espaço, o indivíduo e a solidão.